sábado, 20 de março de 2010

Valores Humanos para Formação da Cidadania - Introdução

APRESENTAÇÃO

O presente manual foi preparado com o único propósito de apoiar o professor na preparação das aulas como parte do Programa "Valores Humanos para Formação da Cidadania”. Abrangendo da 1ª à 9ª série do Ensino Fundamental.

Atendendo aos dispositivos e recomendações da seguinte legislação brasileira.

Constituição Federal do Brasil - Seção I – Da Educação
Art.205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Valores Humanos na LDB - Art.29. A educação infantil, primeira etapa da educação Seção II – Da Educação Infantil básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Art.22. A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

Art.27. Os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes:
I – a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática;

Valores Humanos nos PCNs - Vol.08 – Temas transversais e ética:
“Uma pergunta a ser respondida: as áreas convencionais classicamente ministradas pela escola, como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, são suficientes para alcançar a vivência da cidadania e dos valores?”

“Não há dúvida de que as atitudes respeitosas devem partir do professor, pois serão vistas como modelos, sobretudo pelas crianças menores. A virtude dos modelos não está na possibilidade de cópia por parte dos alunos, mas sim na concretização dos discursos que ouvem em condutas adultas. Porém, é erro acreditar que apenas bons modelos são suficientes para educar moralmente. Outro fator importante é o próprio relacionamento entre os alunos.” pág. 123, Vol.8. Orientações Didáticas

Valores Humanos no ECA - Convenção sobre os Direitos da Criança
Art.29 - 1- Os Estados Partes reconhecem que a educação da criança deverá estar orientada no sentido de:

c) Imbuir na criança o respeito aos seus pais, à sua própria identidade cultural, ao seu idioma e seus valores, aos valores nacionais do país que reside, aos do eventual país de origem, e aos das civilizações diferentes da sua;

d) Preparar a criança para assumir uma vida responsável numa sociedade livre, com espírito de compreensão, paz, tolerância, igualdade de sexos e amizade entre todos os povos, grupos étnicos, nacionais e religiosos, e pessoas de origem indígena; [...]

O “Programa de Valores Humanos para a Formação da Cidadania” está constituído em três Unidades distintas, com um módulo para cada nível de escolaridade, assim distribuídos para o Ensino Fundamental:

§ Unidade I – para 1º ao 5º ano;

§ Unidade II – para 6º e 7 º ano;

§ Unidade III – 8º e 9º ano .

Cada Unidade contempla três dimensões do conhecimento:
§ Aprender a conhecer o mundo em que vive e a si mesmo;
§ Aprender a conviver, cooperar e compartilhar;
§ Aprender a ser um cidadão consciente dos seus direitos e deveres.

O conteúdo deste Manual somente se refere à I Unidade para o 5º ano do Programa do Ensino Fundamental, devendo seu conteúdo ser adaptado para os níveis de escolaridade do 1º ao 4º ano.

Objetivando facilitar o professor será elaborado o Caderno do Aluno com as lições do 5.ª ano, devendo as demais lições do 1º ao 4º serem adaptadas, tomando por base as lições do 5º ano,

Observa-se no quadro resumo “OBJETIVO DAS UNIDADES” a orientação para:

1- Potenciar a auto-estima através da afirmação positiva de qualidades e habilidades, e de uma interação dentro do contexto do Lar Escola e Comunidade .
2- Propiciar o raciocínio que permita ao estudante, conviver, cooperar, compartilhar e tomar decisões selecionadas baseadas em Valores.
3- Exercer seus Direitos e Deveres com a consciência da Cidadania a luz dos Valores Humanos

Os propósitos são essenciais para o desenvolvimento integrado e balanceado da personalidade e do caráter do educando.

Sendo a auto-estima e o raciocínio, dois valores relativos dos valores absolutos VERDADE E RETIDÃO e estes por sua vez, resultantes de um conhecimento mais profundo, consistente e integral do SER humano.

Razão por que se ensina a criança a que amem a si mesmos, sem antes ensiná-los a que se autodescubram, e se conheçam, que eles sejam investigadores de tudo o que lhes rodeia e de si mesmos, que saibam utilizar seu intelecto, que saibam discernir entre o bem e o mal.

Que saibam controlar sua mente para que seu raciocínio seja claro, os conduzindo a fomentar em sua personalidade as qualidades e valores que verdadeiramente irão fazer com que se apreciem e respeitem a si mesmos.

Assim sendo, se deduz que os objetivos esperados serão resultantes da aprendizagem dos valores que deverão praticar primeiro em si, para exercitar a cooperação e o compartilhamento indispensabeis a conviver em comunidade, e finalmente assumir concretamente o esercicio de um Cidadão consciente de seus direitos e deveres, com um falar verdadeiro, uma boa conduta e Amor em todas as ações para que se obtenham os objetivos esperados da Unidade.

A filosofia com a qual se elaborou o presente Manual é a mesma filosofia do Programa de Educação em Valores Humanos Sri Sathya Sai, a qual considera:
1. Que o ser humano é um ente integral constituído de cinco níveis de consciências: O Intelectual, o Físico, o Psíquico, o Emocional e o Espiritual;
2. Que cada um destes níveis corresponde a um Valor Absoluto e a um Poder de Ação e,
3. Que a prática de cada valor absoluto fortalece um nível dos cinco que compõem a personalidade e caráter do homem, orientando-lhe fazer à busca de sua excelência, fortalecimento que se concretiza por meio da prática dos respectivos valores relativos.

VALOR: PAZ INTERIOR, TÉCNICA: HARMONIZAÇÃO, NÍVEL: MENTAL/EMOCIONAL, ATUA NOS PENSAMENTOS E SENTIMENTOS.

VALOR:VERDADE, TÉCNICA: CITAÇÃO, NÍVEL: INTELECTUAL, ATUA NO DISCERNIMENTO E INTUIÇÃO.

VALOR: RETIDÃO, TÉCNICA: HISTÓRIA, NÍVEL: FÍSICO, ATUA NA PALAVRA E NA AÇÃO.

VALOR: AMOR, TÉCNICA: CANTO GRUPAL, NÍVEL PSIQUICO, FLUIR DA ENERGIA DO AMOR.

VALOR: NÃO VIOLÊNCIA, TÉCNICA: ATIVIDADE GRUPAL, NÍVEL: ESPIRITUAL, SER E COMPREENDER.

O Diagrama acima nos indica que o ser Humano é um ser intelectual, dotado de uma mente e de um intelecto que lhe permite desenvolver o processo do raciocínio através do qual pode concluir e tomar as decisões pertinentes.

Entretanto, este processo não se realiza adequadamente, se o homem não aprende a analisar e valorizar as realidades do seu ambiente, suas próprias realidades intrínsecas e limites, se não aprendeu a raciocinar com o resultado de suas investigações, analise e síntese da realidade que o rodeia; se não aprendeu a distinguir entre o bem e o mal, se não conhece suas potencialidades nem suas limitações. E se encontra nessa ignorância, seu poder de ação – o pensar - vai ser realizado sem maiores bases, sem maiores conhecimentos. Conseqüentemente, não poderá tão pouco agir dentro de um contexto de veracidade.

A criança criada sem estes conhecimentos pode ver tudo dentro de um cenário de relatividade, que o pode converter em no melhor dos casos, em um marionete de seu ambiente, o que é pior, em um ser sem moral sem princípios, sem maior respeito por si mesmo, em resumo muito distante da realidade de sua própria natureza e distante do divino.

O homem é um ser psíquico, intuitivo, que pode e deve desenvolver seu nível de intuição. Este, entretanto, enquanto uma criança não aprende o que é Amor, como sua essência e herança que é o Amor. Inicia-se por aprender a amar-se a si mesmo para poder amar depois aos demais. Mas para amar-se deve acostumar-se à auto-analisar-se para descobrir suas próprias potencialidades, suas qualidades, suas debilidades para trabalhar nas áreas deficitárias e fortalecer as bondades de sua personalidade. O fortalecimento do nível da intuição se inicia desde os primeiros anos de vida, só assim a criança descobrira o reservatório de Amor universal que é.

O Homem é um ser emocional, o qual é sua qualidade intrínseca. O poder de ação é o sentir, a criança deve aprender a ser empático dentro de uma sociedade que lhe requere, lhe protege, mas às vezes lhe exige, em reciprocidade, os maiores sentimentos e o fazem sua semelhança.

Assim, deve aprender a controlar essa ânsia de sua personalidade, para evitar as grandes frustrações de suas emoções que lhe podem conduzir ao apego ao desespero, ao desencanto, à miséria, ao crime, ao ódio, à autodestruição etc. Somente através da prática do Valor da Paz pode o homem conseguir esse balanceamento que lhe assegura seu direito a permanecer em um nível de SER HUMANO.

O homem é também um nível físico, através do qual interage com seu meio. Se o homem não aprende a agir de forma coerente entre o que pensa, sente e fala, será um ser sem maior personalidade, não conquistará a apreciação dos demais. O nível físico é a manifestação mais evidente dos valores humanos que adornam o caráter de um individuo. Este nível se aperfeiçoa por meio da prática dos valores derivados da Retidão ou conduta correta.

O homem é um ser espiritual. Este nível é o corolário, o Zoom dos outros quatro níveis da personalidade do individuo. Um homem que tenha trabalhado todos os outros níveis, o quinto aflora como o zênite do desenvolvimento humano. Seu nível de ação é o entendimento. É esse homem que compreendeu o que somos, quem somos, para onde vamos e de onde viemos. Protege e ama a todos e a todos compreende e a tudo e a todos, respeita.

O Programa de Educação de Valores Humanos criado pelo Mestre Sri Sathya Sai, integra a educação destes cinco Valores Humanos, trabalha em todos os campos do Ser de uma forma integral, ordenada e holística, com o único propósito: AFLORAR A EXCELENCIA HUMANA DO SER, através da formação de seu CARÁTER.

Para integrar os objetivos da 1ª Unidade com os objetivos gerais e específicos do “Programa Formação da Cidadania a Luz dos Valores Humanos Valores Humanos”, são estes referentes ao conhecimento (nível intelectual) e a ação (Nível Físico), razão pela qual foram escolhidos para desenvolvimento desta Primeira Unidade, os dois Valores absolutos indicados no diagrama acima em cor vermelha.

Cada um dos Valores Humanos fortalecerá a personalidade dos alunos por meio da pratica dos correspondentes Valores Relativos que vão aprender a raciocinar, a conhecer-se, a agir e a tomar as decisões adequadas com base nos valores que aprenderam.

Para estes dois valores absolutos VERDADE E RETIDÃO foram selecionadas seis valores relativos da VERDADE; e seis valores relativos da RETIDÃO. Entretanto os volores absolutos AMOR, PAZ E NÃO VIOLÊNCIA estão presente de forma integrada sendo a pratica destes valores que conduzirá os alunos à auto estimar-se e à auto valorarem-se como seres únicos e verdadeiros Cidadãos. Os Valores relativos selecionados foram

VERDADE: RETIDÃO:
Discernimento Respeito
Auto Conhecimento Perseverança
Espírito de Investigação Auto Estima Disciplina
Raciocínio Raciocínio Agradecimento
Honestidade Obediência
Otimismo Auto-suficiência

Cada uma das aulas está desenvolvida aplicando as cinco técnicas: Sentar-se em Sicêncio, a Frase, a História, o Canto e a Atividade Grupal. Técnicas, que devem ser utilizadas pelos professores, porque as mesmas foram indicadas para dar as crianças à oportunidade de entender, reafirmar e viver o valor que se está ensinando.

Queremos finalizar incluindo uma mensagem de Sathya Sai, para os professores.

“O professor é como uma brilhante tocha que pode acender outras luzes. Se um estudante vai mal, somente uma pessoa está envenenada. Mas se não há sabedoria no mestre, ele fará um grande dano. Em geral, os maus estudantes são devidos aos maus professores. Menos habilitados ou técnicas de ensino falhas que não conduzirão a bons resultados se o professor em si mesmo não pratica com o exemplo”.
Sri Sathya Sai Baba


Segunda Unidade: “Aprender a compartilhar”
Objetivos específicosOBJETIVOS DAS UNIDADES

Potencializar a auto-estima a través da afirmação positiva de qualidades e habilidades, e de uma interação dentro do contexto escolar.
Propiciar o raciocínio que permita ao aluno, tomar decisões selecionadas baseadas en Valores:
Estabelecer o diálago para uma interação positiva no ambiente familiar, escolar e na comunidade:
Colaborar ativamente na resolução de problemas familiares, escolares e da comunidade
Exercitar seus direitos e deveres com a consciência da cidadania a luz dos valores humanos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar características físicas, qualidades e habilidades próprias.
Manifestar apreço por suas Características físicas, qualidades e habilidades.
Diferenciar ações moralmente carretas ou incorretas;
Identificar condutas moralmente aceitáveis e inaceitáveis em casa , na escola e comunidade.
Utilizar o diálogo como meio de interação positiva no ambiente escolar, familiar e comunitário.
Expressar opiniões de maneira respeitosa ao conversar sobre diversos temas
Demonstrar sensibilidade e interesse pela melhoraria comum familiar e escolar
Identificar e selecionar situações problemáticas da convivência escolar e familiar
Identificar e valorizar as diferentes maneiras de colaborar
Descobrir os benefícios do trabalho cooperativo
Reconhecer a importância e os resultados do trabalho em equipe
Estabelecer a relação entre o exercício dos diretos e cumprimento dos deveres com a família, com o centro escolar e a comunidade.
Expressar em forma oral e escrita a vivencia e o respeito diretos básicos da infância na família, na escola e comunidade.
§Descrever situações concretas que nutram o cumprimento dos deveres da infância na família, centro escolar e comunidade..

ATIVIDADES:

1- Incentivar os alunos que participem nas dinâmicas que lhes facilitem a exploração e identificação de suas próprias qualidades e que se identifiquem como pessoas de valores
2- Solicitar aos alunos para identificarem qualidades da personalidade de um individuo. Que não tenha sido apreciado por todo o mundo e que tenha sido apreciado por todo o mundo.
3- Orientar as crianças para que explorem nas dimensões físicas e intelectuais de tal forma que se reconheçam como pessoas únicas, que se amem e que se aceitem como são.
4- Organizar dinâmicas com os alunos para que vão identificando suas próprias qualidades, e aprendam a utilizar seus próprios recursos para a tomada de decisões responsáveis.
5- Organizar dinâmicas com os alunos para cheguem a formar um conceito positivo de si mesmos e que possam expressar apreço por si mesmo.
6- Ao final da Unidade deverá haver na classe, em conjunto, um acordo tácito sobre as características da liderança que eles deveriam por em prática.
CRITERIOS DE AVALIAÇÃO
a. Descrição positiva de si mesmo
b. Identificação e reconhecimento de características de qualidades e habilidades próprias
c. Demonstração de apreço por suas características, qualidades e habilidades.
d. Manifestação de apreço e respeito por seus compaňheiros e compaňheiras.
e. Reconhecimento das condutas aceitáveis e inaceitáveis em casa, Escola e comunidade.
f- Identificação dos Valores Morais nas condutas aceitáveis
g - Participação ativa no desenvolvimento das aulas.



I UNIDADE: MODULO PARA O 5º ANO

A VERDADE .
1. Discernimento
2. Autoconhecimento
3. Espírito de Investigação
4. Raciocínio
5. Honestidade
Otimismo .

A RETIDÃO

1. Respeito
2. Perseverança
3. Disciplina
4. Agradecimento
5. Obediência
Auto-suficiência

OBSERVAÇÃO:
§ Para os demais níveis de escolaridade as LIÇÕES devem ser adaptadas ao grau de escolaridade apropiado para cada nível correspondente do 1º ao 4º ano , tomando por base o conteúdo do 5º ano do “Programa Valores Humanos para Formação da Cidadania.”
§ O Caderno do aluno com exercícios esta apresentado em páginas soltas como matrizes a serem copiadas, na medidada das nessecidades do número de alunos, de acordo com o desenvolvimento das lições.
§ Recomenda-se que os alunos arquivem as folhas de exercícios das lições em colecionadores próprios.
Fonte: Instituto Sathya Sai de Educação de El Salvador- Adaptação do Curso de Moral e Cívica.