terça-feira, 25 de agosto de 2009

Aladin e o gênio da lâmpada (todas as idades)

Aladin e o gênio da Lâmpada

Quando era moço, Aladin um dia estava cuidando do jardim. Ele estava cavando na terra e havia algo duro embaixo dela. Ele pensou que era um pedaço de pedra e tentou remove-la.
Para sua agradável surpresa, ele achou uma lâmpada antiga. Estava coberta de lama, por isso ele a esfregou com um pano para limpa-la e começou a sair fumaça da lâmpada. A fumaça se transformou em um gigante que se prostrou diante de Aladin. O Gênio disse: “Mestre, sou muito grato por ter-me libertado hoje. Farei qualquer coisa por você. Há uma só condição: Se você não me usar a todo o momento, eu vou devorar você.” Aladin refletiu a respeito disso pensando que afortunado ele era. Estava seguro de que poderia usar o gênio e ele não seria comido pelo gênio. Por isso Aladin disse ao Gênio: “Eu aceito que você seja meu servente. Vou usar você o tempo todo.”
Assim Aladin começou a usar o Gênio o tempo todo. “Eu quero uma mansão bem grande para morar.” O Gênio estalou seu dedo e imediatamente apareceu uma mansão enorme.
Aladin estava extremamente surpreso porque pensou que o Gênio ia demorar dois ou três dias anos para construir a mansão. Aladin teve que pensar rapidamente o que queria em seguida.
“Eu quero uma ponte sobre o rio, para ir à mansão.” Normalmente o Gênio estalou os dedos e a ponte apareceu.
“Eu quero um jardim bem bonito rodeando a mansão.” Rapidamente o Gênio materializou um lindo jardim em torno da mansão.
Aladin continuou a pedir muitas coisas só para manter o Gênio ocupado. Já era noite e Aladin estava muito cansado e não sabia mais o que queria. Mas ele tinha eu continuar a pedir alguma coisa ao Gênio, senão ele iria comê-lo. Estava agora ficando muito tarde. De repente, Aladin sorriu. Ele teve uma idéia para manter o Gênio ocupado o tempo todo. “Eu quero uma torre bem alta.” Aladin continuou: “Eu quero que você escale até o topo e quando você chegar lá, desça novamente até o chão e quando chegar ao chão, escale novamente a torre e suba e desça o tempo todo. Não pare!”O Gênio teve que fazer o que o mestre pediu a ele para fazer. Portanto ele subiu e desceu a torre.
Aladin disse ao Gênio: “Não pare de subir e descer. Eu agora vou dormir, e quando acordar de manhã, eu o chamarei para vir da torre e dizer o que eu quero. Quan do eu não quiser usar você, vou pedir que escale a torre novamente.” Desta maneira foi capaz de viver feliz para sempre.

Comentários: O Gênio nesta história representa nossa mente. Quando o Gênio não está sob controle, então ele irá comer Aladin. Assim também é nossa mente. Quando a mente não está sob controle, ela está sempre ocupada em tagarelices internas. A mente descontrolada está sempre planejando uma coisa ou outra. A mente criará problemas, dificuldades, estresse e emoções. Ela vai assim destruir nossa paz.
A torre representa nossa respiração. A inspirar e expirar controlamos nosssa mente atravez da nossa respiração.

Fonte: Os Cinco Valores Humanos e a Excelência Humana, Dr. Art-ong Jumsai (Instituto Sathya Sai de Educação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário