terça-feira, 25 de agosto de 2009

A vocação de Brigite Braga (Educação Infantil ao 4o. ano)

Esta aula foi aplicada em todas as turmas de 1a. a 4a. série, nas salas de aulas, com auxílio das professores e orientadora educacional. O projeto durou uma semana e resultou no mural abaixo (uma colcha de retalhos montada pelos alunos de todas as turmas)






Valor Absoluto: Não Violência
Valor Relativo: Incapacidade de causar dano
Objetivos: O estudante deve perceber que em qualquer ambiente e em qualquer situação da vida pode escolher praticar o bem, fazer o que é certo e que é essa a verdadeira essência do ser humano.
1. Harmonização: Meditação da Luz
1.1 Música suave (quando estiver todos em silêncio iniciar a meditação)
Sente-se ereto e respire fundo. Inspire e expire suavemente.
Imagine uma luz dourada bem no centro de sua testa. Sua cabeça está cheia dessa luz dourada, linda. Todos os seus pensamentos estão cheios de luz, de bons pensamentos.
Agora traga a luz para o seu coração. Sinta o seu coração se enchendo de amor e paz. Imagine que o centro do seu coração é uma flor bonita. Esta flor se abre, pétala por pétala, na medida em que é tocada pela luz dourada.
Agora traga a luz para os seus olhos de modo que os seus olhos fiquem cheios de luz. Veja o bem ao seu redor, veja a beleza em tudo. Veja o bem nas outras pessoas.
Traga a luz para os seus ouvidos, os seus ouvidos estão cheios de luz. Deixe que os seus ouvidos encontrem os sons mais belos. Ouçam o que é bom e útil.
Traga a luz para a sua língua e boca. Agora elas estão cheias de luz. Que a sua língua fale palavras de bondade, de amor e doçura.
Traga a luz para o seu pescoço e ombro, para os seus braços e mãos. Deixe que as suas mãos se encham de luz. Deixe que as suas mãos sirvam às outras pessoas e ajudem você a cumprir o seu dever.
Traga a luz mais para baixo, através do seu corpo, até as suas pernas e pés. Os seus pés estão cheios de luz. Deixe que estes pés conduzam você por um bom caminho, para encontrar bons amigos e para ir a bons lugares. Que eles possam levar você pelo caminho da vida até alcançar os seus objetivos.
Agora o seu corpo inteiro está cheio de luz. Sinta a luz e o amor dentro de você. Traga a luz novamente para a sua cabeça, para o centro da sua testa. Imagine que a luz que está dentro de você é a mesma luz que está dentro de cada um nesta sala, de cada ser vivente. Todos estão cheios dessa luz.
Agora você pode compartilhar essa luz com os outros. Imagine que essa luz está saindo de dentro de você para tocar todos que estão perto de você. Veja a sua luz tocando os seus colegas, a sua professora, os colegas das outras turmas, as outras professoras, os funcionários da escola, das casas aqui perto.
Agora leve esta luz para sua casa e toque todas as pessoas que vivem lá. Mande essa luz para todos da sua família, da sua rua, da sua cidade.
Agora imagine essa luz envolvendo, abraçando o mundo inteiro, todas as criaturas. Que todos os seres da terra se encham de amor, paz e alegria.

Palestra: Conversar sobre como estão se sentindo. Quais as sensações que tiveram. A importância de se buscar a paz e sentir o amor a cada instante e compartilhar esse amor com todos.

2.Citações: “Quem trabalha pelo bem da humanidade colabora com Deus.”
Perguntas:
O que é a humanidade?
Qual o significado do verbo “colaborar”?
O que é bom para a humanidade?
O que você entende por “trabalhar para a humanidade é colaborar com Deus”?
Como você se sente quando faz algo bom para outra pessoa?

3.História:
A vocação de Brigite Braga

Era uma vez uma família de ratos: a família Braga. Brigite, uma das ratinhas, era diferente. Enquanto suas irmãs e primos só pensavam em aprontar: roubar queijo, desarmar ratoeiras, roer as cortinas, assustar as pessoas, Brigite queria ajudar a todos e não gostava de estragar as coisas, só pelo prazer de roer.
A mãe de Brigite, dona Breda Braga, sempre dizia: “Brigite Braga, você tem que aprender a roer, todos os ratos roem, é a nossa função”!
O Sr. Brito Braga,pai de Brigite, resmungava: “Quando será que essa ratinha irá encontrar um rumo para sua vida”?
Brigite ficava triste e chorava lágrimas de ratinha.
Um dia a ratinha acordou cedo e foi dar um passeio pleos cômodos da casa. Qual não foi sua surpresa quando viu uma menina costurando um lindo tapete de retalhos! Brigite ficou encantada ao ver cada pedacinho de tecido se unir a outros e dar aquele colorido maravilhoso ao trabalho.
À noite, na hora em que todos os ratos partiram para roer, nossa amiguinha foi até a caixa de costura e retirou linha e agulha.
Na manhã seguinte Brigite Braga estava toda sorridente e feliz, costurando tudo que encontrava rasgado ou roído.
Os ratos todos comentavam: “Onde já se viu, uma ratinha costurar! Isso é um absurdo! Brigite deve estar louca!”.
Mas Brigite não desistiu, e a cada alinhavo, aumentava ainda mais o seu desejo de costurar e consertar as coisas estragadas pelos dentes afiados dos ratinhos.
E trabalho é que não faltava, tudo que seus amigos roíam, ela costurava e transformava em lindas colchas, cortinas, tapetes e roupinhas, que dava de presente a eles mesmos. Todos, aos poucos, foram gostando a até traziam retalhos para ela costurar.
E foi assim que a ratinha Brigite Braga descobriu e cultivou sua vocação d costureira: de unir retalhos para tornar a vida de sua família ainda mais colorida e feliz!

Do livro: Dinâmicas para contar histórias, de Rogério Bellini, Ed. Paulinas.

Perguntas:
Quem era Brigite Braga?
Por que Brigite era diferente dos seus irmãos e primos?
O que Brigite viu que a deixou encantada?
O que fez a ratinha depois disso?
O que os outros ratinhos pensaram dela?
Na sua opinião o que fazia a ratinha ser diferente dos demais, quais os sentimentos e valores ela trazia dentro de si para querer fazer diferente?
Você já sentiu vontade de fazer algo de diferente dos demais, algo de bom, que não faz parte da sua rotina? O que?
Como Brigite ficou depois que descobriu sua vocação?
Brigite queria fazer o bem para todos, consertar as coisas, agir corretamente, sem ferir as pessoas ou causar danos. E você, o que quer fazer, como quer ser e como tem agido?

4.Canto Grupal:

Cores do Bem

O amor precisa viver dentro de mim, dentro em você.
Tomando conta de nós, lindo de ser, lindo de ver
Vestindo cores do bem, cheio de luz e alegria
Fazendo a gente cantar de coração
A paz em cada canção

Que todos os seres em todos os mundos sejam felizes




5.Atividade Grupal:
Colcha de Retalhos:
· Entregar para cada criança um quadrado (10x10cm) de cartolina colorida e perfurada nos cantos;
· Pedir para desenhar e escrever frases que falem dos temas abordados na aula, sugerindo ações corretas relativas aos valores de aceitação, amor, bons modos, compaixão, cortesia, justiça, perdão, etc.
· Juntar os quadrados com linha de bordado dando pequenos nós e formar uma colcha de retalhos;
· Expor a colcha em local apropriado.

Sugestão: pode-se juntar as colchas de todas as turmas e formar uma só colcha e expor na biblioteca ou no mural da escola.
Encerramento:
Avaliação da aula
Oração conduzida (agradecimento)




Nenhum comentário:

Postar um comentário