terça-feira, 25 de agosto de 2009

O homem rico e o sábio (adolescentes e adultos)

Havia um homem muito rico vivendo numa aldeia. Ele era sempre muito emotivo e sofria de uma dor de cabeça muito severa. Um dia ele fez um anuncio ao público: Daria um grande prêmio para quem conseguisse curá-lo desta horrível dor de cabeça. Muitas pessoas incluindo médicos vieram e lhe ofereceram conselhos de como curar a dor de cabeça, mas não houve melhora no seu estado.
Um dia, um homem sábio veio visitar o homem rico e depois de ter sido informado sobre o seu padecimento, o homem sábio disse ao homem rico: “É muito fácil curar sua dor de cabeça. Tudo o que você tem a fazer é ver a cor verde em qualquer lugar o tempo todo!” O homem rico ficou muito feliz porque isto seria muito fácil para ele fazer.
No dia seguinte, o homem rico contratou centenas de pintores para pintar a aldeia inteira com tinta verde. Sendo rico, ele comprou roupas verdes para todos os aldeões usarem. Ele estava vendo verde por todos os lugares como aconselhado pelo sábio e sua dor de cabeça começou a desaparecer. Ele estava agora sorrindo mais e se tornando mais feliz.
Poucos meses depois o homem sábio voltou para visitar o homem rico mas defrontou-se com um dos pintores. “Não! Não! Você não pode vir para esta aldeia vestindo roupa dessa cor! Eu vou pintar você de verde!” O sábio correu e escapou para dentro da casa do homem rico.
O sábio encontrou o homem rico dentro da casa e ralhou com ele: “Por que gastou tanto tempo e dinheiro para mudar tudo ao redor? Eu nunca disse a você para ir e pintar tudo de verde. Tudo o que você precisa é usar óculos com lentes verdes, e verá tudo verde ao seu redor!”

Fonte: Os Cinco Valores Humanos e a Excelência Humana, Dr. Art-ong Jumsai (Instituto Sathya Sai de Educação)

Reflexão: Para mudarmos nosso meio, não devemos mudar todo mundo ou tudo a nossa volta. Tudo o que precisamos fazer é mudar a nós mesmos primeiro e descobrirmos que tudo a nossa volta vai mudar também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário